O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, mostrou-se hoje "confiante" na eleição do município como Cidade Europeia do Desporto 2019, depois de ter entregado formalmente a candidatura aos representantes europeus.

"Quem tem a natureza e a comunidade consigo, quem tem a possibilidade de construir todos estes equipamentos ao longo destes anos, só pode estar muito confiante", afirmou o autarca em conferência de imprensa, após uma visita de três dias da Comissão da Associação das Capitais Europeias do Desporto (ACES Europa) a Cascais para uma avaliação.

Para Carlos Carreiras, Cascais tem também uma localização privilegiada e por concentrar em tão pouco espaço territorial tantos equipamentos desportivos.

"Não há, na Europa, nenhum outro município que consiga estar a 25 minutos de uma capital europeia e num raio de cinco quilómetros tenha tantos equipamentos como um aeródromo, um autódromo, um hipódromo, uma marina, muitos pavilhões, piscinas, vários ‘courts' de ténis, ‘greens' de golfe, etc", sustentou.

A comissão, chefiada pelo presidente da ACES Europa, Gian Francesco Lupattelli, visitou vários equipamentos para a prática desportiva em Cascais e outras condições que facilitam e apelativas à prática desportiva.

Lupattelli referiu que os critérios fundamentais para a vitória nesta corrida são, entre outros, o "grau de importância dada pelos municípios à saúde e bem-estar dos seus cidadãos através da prática desportiva", uma vez que "o investimento no desporto e na prática desportiva é dinheiro que se poupa nos cuidados de saúde das populações".

Além de Cascais, também Portimão concorre à mesma designação. A decisão será anunciada a 30 de janeiro.