Catarina Carvalho e Ricardo Brancal são, pela terceira época consecutiva, campeões nacionais de slalom, títulos que revalidaram este fim de semana no Nacional de Esqui Alpino, na Estância da Serra da Estrela.

Catarina Carvalho, atleta de 21 anos, do Núcleo da Covilhã do Sporting Clube de Portugal, subiu também ao lugar mais alto do pódio na prova de slalom gigante, disciplina em que Manuel Ramos, de 16 anos, foi o melhor no setor masculino.

A competição de slalom gigante masculino foi a mais disputada, com o jovem do Esqui Clube de Portugal a cortar a meta apenas cinco décimas à frente do segundo, Ricardo Brancal, 22 anos, do Clube Nacional de Montanhismo. Lourenço Simões, do Esqui Clube de Portugal, completou o pódio.

No setor feminino, Catarina Carvalho foi mais rápida 1,35 segundos que a segunda em slalom gigante, Lena Clasing, da Associação Desportiva de Aveiro. Diana Batista, do Esqui Clube de Portugal, foi terceira.

O slalom gigante é uma disciplina que implica maior velocidade e uma distância de 25 metros entre obstáculos.

Já no slalom, prova mais técnica, com menor distância entre portas, Ricardo Brancal voltou a vencer, desta vez com menos um segundo em relação ao segundo, Manuel Ramos. Lourenço Simões foi também terceiro nesta prova.

No slalom feminino, Catarina Carvalho venceu com margem folgada, tendo cortado a meta em menos sete segundos que Lena Clasing, a segunda, mais rápida que Marta Carvalho, do Esqui Clube de Portugal.

O Campeonato Nacional de Esqui Alpino deste ano foi adiado seis vezes, devido às condições meteorológicas. Na competição participaram 39 esquiadores.

"Com seis adiamentos, foi o número possível. Em circunstâncias normais, teríamos mais gente", sublinha Pedro Farromba, o presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, em declarações à agência Lusa.

O dirigente frisou as "excelentes condições da pista" no sábado e "a sorte com as condições meteorológicas", depois de o nevoeiro levantar ao início da manhã o que, aliado às previsões para hoje, levaram a organização a decidir antecipar a prova de slalom gigante.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.