O WTT Feeder de Vila Nova de Gaia de ténis de mesa arrancou hoje com cinco portugueses a 'sobreviverem' à primeira ronda de qualificação e na corrida ao quadro principal do evento, que decorre até quarta-feira.

Na ronda inaugural da fase de qualificação do torneio masculino, dois portugueses venceram e avançam para a segunda, a disputar no domingo, Tiago Li e José Magalhães, e outros dois ficaram pelo caminho, Gonçalo Gomes e Rafael Kong.

Tiago Li venceu por 3-2 o suíço Chaitanya Vepa e vai defrontar na segunda ronda o espanhol Alberto Vilardell, enquanto João Magalhães derrotou por 3-2 o também luso Rafael Kong e medirá forças com o italiano Federico Vallino.

Gonçalo Gomes perdeu frente ao belga Tom Closset, por 3-1, e falhou a hipótese de se juntar no quadro principal aos compatriotas João Monteiro (sétimo cabeça de série), bem como André Silva, Diogo Carvalho e Diogo Chen, todos através de convite ('wild card').

Na qualificação feminina, Matilde Pinto venceu por 3-0 a espanhola Ainhoa Cristobal e vai decidir no domingo a entrada no quadro principal com a compatriota Beatriz Pinto, que afastou a sua colega Susana Esteves Costa, com um triunfo por 3-0.

Patrícia Santos também venceu a letã Aleksandra Jersova, por 3-0, e vai discutir a continuidade em prova no domingo frente à chinesa Xu Huiyao.

Pelo caminho ficaram já as portuguesas Mariana Santa, que perdeu por 3-1 com a grega Aikaterina Toliou, Joana Pinto, afastada pela norueguesa Martine Toftaker, por 3-1, e Inês Matos, eliminada pela francesa Isa Cok, por 3-2.