O presidente da Câmara de Aljezur, no Algarve, apelou hoje ao Governo para que permita um desconfinamento gradual no setor da pesca lúdica, proibida como medida de contenção da pandemia de covid-19.

Em comunicado, o autarca daquele concelho do distrito de Faro, onde a pesca lúdica tem muitos praticantes, invocou questões culturais e de contributo para a economia familiar para que a atividade possa voltar a ser praticada.

“Esta medida, além da questão cultural enraizada nestas populações, que tem visto essa possibilidade proibida, contribui para a economia familiar numa altura que é tão necessária, e acima de tudo, pode ser um ‘remédio’ para o equilíbrio emocional e mental das pessoas”, lê-se na nota.

Numa carta dirigida ao primeiro-ministro, José Gonçalves (PS) pede que seja equacionada “a possibilidade de regressar à pesca lúdica, de uma maneira faseada, permitindo que as pessoas de cada freguesia possam pescar e mariscar na sua freguesia de residência”.

“Faço-o de consciência plena, do que estou a pedir, numa altura do maior desafio da nossa vida em sociedade, mas também o faço com plena consciência que este meu pedido vai ao encontro necessidades das gentes do meu concelho”, refere a missiva.

Para José Gonçalves, este pedido “tem perfeito cabimento nas medidas que têm vindo a ser adotadas e nesta fase permitiria apenas aos residentes por freguesias pescarem na sua freguesia, não permitido deslocações entre freguesias e entre concelhos”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.570.291 mortos no mundo, resultantes de mais de 115,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.486 pessoas dos 808.405 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.