O Comité Paralímpico de Portugal vai promover a primeira edição do Dia Paralímpico Jovem já no próximo sábado, dia 7 de outubro, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em Oeiras.

O evento destina-se a jovens com deficiência elegíveis para o desporto paralímpico e surdolímpico e irá disponibilizar 19 modalidades para experimentação gratuita, paralímpicas e surdolímpicas, com o objetivo de introduzir a prática desportiva para jovens, entre os 9 e os 24 anos, com deficiência, e captar novos talentos.

São elas o atletismo, basquetebol, canoagem, ciclismo, curling, escalada, futebol, goalball, judo, luta greco-romana, natação, remo, ténis, ténis de mesa, tiro, tiro com arco e voleibol.

As ações de experimentação serão acompanhadas por atletas que vão estar disponíveis para trocar impressões com os participantes. O Dia Paralímpico Jovem pretende assim mobilizar jovens de todo o país. A iniciativa conta com o alto patrocínio do Presidente da República.

Apesar de não poder marcar presença no evento, o Presidente da República fez um apelo à participação e à iniciativa. Marcelo Rebelo de Sousa frisa que "o facto de muitos dos presentes não praticarem desporto não é desculpa", começa por dizer, prosseguindo.

"Devem praticar, as limitações impostas pelas nossas diferenças não são limitações que impeçam o acesso e o cultivar do desporto, porque somos todos diferentes, todos nós temos limitações que mudam ao longo da vida. Umas que não tínhamos passamos a ter, outras tínhamos (...) ou deixamos de ter", acrescentou, antes de transmitir o total apoio a esta iniciativa.  "O apoio do Presidente da República" significa "o apoio de todos os portugueses", finalizou.

Pode ver aqui a mensagem do Presidente da República.

O objetivo desta iniciativa passa por divulgar as modalidades e valores paralímpicos; sensibilizar e estimular a prática desportiva em pessoas com deficiência; criar dinâmicas potenciadoras da captação de novos atletas num evento com abrangência nacional.

O público alvo destina-se a jovens com deficiência elegíveis para a competição em Jogos Paralímpicos e Jogos Surdolímpicos (áreas da deficiência motora, paralisia cerebral, intelectual, visual e surdez).

Este é o link para a inscrição no evento

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.