Mais um escândalo sexual a abalar o mundo do desporto. 14 antigos jogadores de hóquei no gelo apresentaram, em junho de 2020, uma queixa no Supremo Tribunal de Ontário, Canadá, denunciando abusos e assédio sexual a jovens jogadores por parte de alguns veteranos da Liga Canadiana, entre 1970 e 2014. Uma prática que era do conhecimento dos treinadores e dirigentes da época.

Diz o canal canadiano 'TSN' que os denunciantes, com idades entre os 27 e 57 anos, alegam terem sido vítimas de abusos sexuais e outros comportamentos abusivos. As vítimas relatam que os mais novos eram sodomizados com tacos de hóquei, "forçados a masturbar e ejacular para uma fatia de pão e forçados a comer" e a "ter sexo com prostitutas enquanto o resto da equipa assistia".

Doug Smith, rookie em 1979/80, e Fred Ledlin, que jogou entre 1980 e 1984, relatam ainda que, durante os treinos, os mais novos eram obrigados a lutar em cima de urina e fezes dos veteranos, uma prática que era do conhecimento dos treinadores.

Doug Smith, que jogou no Ottawa 67´s, no final de 1970 e início dos anos 80, relatou um dos episódios de tortura a que foi alvo.

"Estava no balneário, apanharam-me e vendaram-me os olhos. Os jogadores mais velhos seguraram-me, amarraram e tiraram-me as roupas. Estava nu. Raparam-me os genitais. Bateram-me. Atiraram-me com água quente e fria. Besuntaram os meus genitais com Rub A535. Foi assustador e extremamente doloroso", contou.

Um jogador do Oshawa Generals e North Bay Centennials na década de 1990 disse que os jogadores mais jovens eram forçados a fazer flexões nos balneários enquanto os mais velhos cuspiam, urinavam e defecavam nas suas costas.

Entre os réus estão a Liga Canadiana de Hóquei no gelo e três organizações: Western Hockey League, Ontario Hockey League e Quebec Major Junior Hockey League, além de 60 equipas por onde passaram os jogadores que alegam terem sido vítimas de abusos sexuais.

A Liga Canadiana de Hóquei no gelo considera as acusações profundamente perturbadoras e disse estar a concluir uma investigação sobre estes factos

"A maioria das alegações são de natureza histórica e acreditamos que não são indicativas das experiências dos atuais jogadores da Liga Canadiana de hóquei no gelo", disse o organismo, em comunicado, citado pelo canal canadiano 'TSN'.