O ex-presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), Pedro Farromba, foi hoje distinguido como personalidade do ano e a seleção feminina de curling foi considerada a equipa do ano pelo organismo.

Na gala anual da FDIP, realizada na Pista de Gelo das Penhas da Saúde, na serra da Estrela, durante o verão convertida em espaço de eventos, a técnica de curling, Fiona Simpson, foi eleita treinadora do ano.

Pedro Farromba foi presidente da FDIP durante mais de 13 anos, até ao final do ano passado, e o atual responsável máximo pela estrutura federativa, Pedro Flávio, destacou o crescimento da organização, tanto em infraestruturas, atletas como número de modalidades durante a presidência do antecessor.

“Anualmente fazemos este trabalho introspetivo e achámos que, depois de quase 14 anos de ligação à FDIP, é um prémio merecido. A federação teve um crescimento substancial, que é muito devido ao trabalho que o Pedro conseguiu incutir na FDIP. É um reconhecimento mais do que justo”, salientou Pedro Flávio.

Para Pedro Farromba, a distinção é “um orgulho” e reflexo do trabalho desenvolvido pela sua equipa ao longo de quase 14 anos e que provou que “é possível afirmar as modalidades de neve e de gelo em Portugal”.

“O reconhecimento dos nossos pares é bom sinal, de que alguma coisa devemos ter feito bem, e claro que me deixa bastante emocionado ver o meu trabalho reconhecido, mas acho que se deve não tanto ao meu trabalho, mas, sobretudo, ao estado em que a federação está hoje, às conquistas que tivemos e àquilo que ainda seguramente vamos fazer”, disse hoje Pedro Farromba, em declarações à agência Lusa.

O prémio Personalidade do Ano homenageia a pessoa que contribuiu para engrandecer a federação, as suas modalidades e quem mais se distinguiu durante a época desportiva.

O Clube Nacional de Montanhismo da Serra da Estrela foi eleito clube do ano, “por ser um dos pioneiros do esqui alpino na serra da Estrela”, e o Ice Clube da Covilhã foi galardoado como clube revelação do ano, “pela dinâmica imposta na sua atividade”, justificou a FDIP.

José Manuel Araújo, secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal, recebeu o Prémio Ética Desportiva 2023.

Na cerimónia foram ainda distinguidos Baptiste Araújo como atleta do ano em esqui alpino, José Cabeça no esqui de fundo, André Pinheiro no snowboard, Afonso Faria no hóquei no gelo, Graciete Martins-Folster no curling, Afonso Silva na patinagem no gelo, Carla Almeida na patinagem artística no gelo e Rapahel Ribeiro no bobsleigh.