O triatleta português João Silva assinalou hoje que está "virtualmente apurado para os Jogos Olímpicos", graças aos 3741.20 pontos e 22.º lugar no ranking, que lhe permite planear a próxima temporada com vista a "uma boa performance em Tóquio".

"A qualificação termina em maio do próximo ano, mas, neste momento, estou virtualmente apurado. O grande objetivo, além da qualificação, é ter uma boa performance em Tóquio. Por isso, esta precoce e virtual qualificação é vantajosa, porque permite-me abordar a próxima época com vista apenas à performance nos Jogos Olímpicos e não tanto para garantir a qualificação", afirmou o triatleta à agência Lusa, à margem da apresentação do Ironman 70.3 Portugal Cascais.

Depois de conquistar a medalha de ouro na Taça do Mundo, em Weihai, na China, há uma semana, João Silva vai disputar a prova de Cascais no próximo domingo e representar o Benfica no Campeonato da Europa de clubes, antes de dar por terminada a época e se "focar a 100% com o objetivo dos Jogos Olímpicos."

"Ainda estamos a delinear a estratégia, porque as datas da nova época ainda não estão fechadas, mas a minha preparação vai passar pela habituação ao calor e à humidade, as condições que vamos ter em Tóquio. O objetivo passa ainda por manter-me o mais saudável possível, sem lesões, para ter bastante treino de qualidade até aos Jogos Olímpicos", explicou o atleta, de 30 anos, natural de Benedita, Alcobaça.

A assegurar a presença em Tóquio, será a terceira participação de João Silva em Jogos Olímpicos, depois do nono lugar em Londres2012, após uma "preparação que não correu muito bem", e o "problema técnico na bicicleta, no Rio de Janeiro2016", que o impediu de atingir os lugares ambicionados.

"Vou tentar uma terceira vez para ver se resolvo o assunto. Gostava de ter uma boa preparação, sem grandes percalços, e no dia da prova conseguir dar o meu melhor, não deixar nada por fazer, nenhum arrependimento. Aí terei o meu objetivo cumprido", defendeu João Silva.

O atleta assinalou que, "alinhando na partida" da prova olímpica, o pódio "é uma possibilidade, e toda a gente sonha com uma medalha". "Vou trabalhar para isso", afiançou.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.