A equipa masculina de espada, composta pelos portugueses Miguel Frazão, Filipe Frazão e Max Rod, perdeu hoje nos 16 avos de final da competição dos Jogos Europeus Cracóvia2023, acabando no 17.º lugar.

A prova na Tauron Arena, que por equipas conta como campeonato da Europa, opôs os lusos à Bélgica, com Marc Housieaux, Loyola Neisser e François Ferot a vencerem cinco combates, contra quatro de Portugal, para um resultado final de 45-43.

Assim, fica fechada a participação portuguesa na esgrima em Cracóvia2023, com um 17.º posto no Europeu que sucedeu à medalha de prata de Miguel Frazão na competição individual de espada.

Foi o primeiro pódio internacional do jovem de 20 anos a este nível, tendo batido o irmão nos quartos de final para lá chegar, e um dos pontos altos para a modalidade em Portugal em tempos recentes.

Portugal esteve ainda representado no florete por Luís Macedo e Marta Caride, enquanto Maria Alvim e Fabiana Bonito participaram nas provas individuais femininas de espada.

Portugal soma 13 pódios em Cracóvia2023, com os três ouros, as sete pratas e os três bronzes já conquistados.

A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até domingo em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, incluindo Portugal, com uma delegação com mais de duas centenas de atletas.