O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), Vítor Félix, elogiou hoje o desempenho da modalidade nos Jogos Europeus, congratulando-se por ser a que mais medalhas deu ao país na primeira semana de competição na Polónia.
“É claramente um balanço muito positivo. Um campeonato da Europa integrado nestes Jogos Europeus. É seguramente um dos nossos melhores europeus de sempre. De certeza os nossos melhores Jogos Europeus, em três edições. Ainda por cima com dois ouros e a prata do incontornável Fernando Pimenta, já com 131 pódios”, elogiou o dirigente.
A meio da competição, Portugal soma nove pódios, sendo que quatro são da canoagem, três do atletismo, um do karaté e outro do padel.
“O presidente e a direção estão muito satisfeitos com os resultados da equipa, contribuindo para melhorar o desempenho de Portugal nestes Jogos Europeus”, reforçou.
Messias Baptista, em K1 200 metros, e a dupla Teresa Portela/Kevin Santos, em K2 200 misto, conquistaram o ouro em Cracóvia, enquanto Fernando Pimenta foi prata em K1 500 – a sua quinta prata em Jogos Europeus – e Francisca Laia bronze em K1 200.
“Isto demonstra o que tem sido esta última década da canoagem portuguesa, sempre a lutar pelas primeiras posições. E tivemos ainda um quarto lugar a 15 milésimos de segundo do pódio. Mas não podemos perder foco do principal, que é o apuramento olímpico no campeonato do Mundo de agosto”, vincou.
Os desempenhos de Portugal em Cracóvia, com quatro medalhas num total de 10 finais, e sem contar com as distâncias de 1.000 e 5.000 metros, devido à curta dimensão do lago, não mexe com os objetivos há muito traçados para os Jogos de Paris.
“Desde o início do ciclo que a federação definiu o objetivo de apurar oito a 10 canoístas. E com a obtenção de duas medalhas entre Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos. Quando se fala da canoagem, a fasquia é sempre elevada”, assumiu.
Portugal soma nove medalhas nos Jogos Europeus, nomeadamente três ouros, três pratas e três bronzes, sendo a canoagem responsável por quatro, o atletismo por três, karaté e padel uma, respetivamente, no medalheiro nacional.
A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até 02 de julho em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, entre eles Portugal, que possui uma delegação com mais de duas centenas de atletas.
Comentários