Portugal já conquistou nove medalhas nos Jogos Europeus Cracóvia2023 e garantiu mais duas, o que lhe permite saber que vai superar as 10 de Baku2015, apontando agora às 15, pecúlio conseguido em Minsk2019.

Sem surpresa, a canoagem continua a ser garantia de pódios, com mais quatro conquistados em Cracóvia2023, seguida das três medalhas do atletismo e de bronzes no karaté e no padel.

Além desses nove metais já conquistados, Portugal garantiu no domingo duas medalhas no muaythai, com Matilde Rodrigues (-57 kg) e Gonçalo Noites (-71 kg) a conseguirem avançar para as meias-finais e asseguraram, pelo menos, o bronze.

Após a primeira semana de Jogos, a comitiva portuguesa, com mais de duas centenas de atletas ao todo, está no 14.º posto do medalheiro, com três ouros, três pratas e três bronzes.

Auriol Dongmo impôs-se no lançamento do peso e, em Krispinow, Messias Baptista, em K1 200 metros, e a dupla Teresa Portela e Kevin Santos, em K2 200, subiram aos lugares mais altos do pódio.

Na prata, João Coelho ‘brilhou’ nos 400 metros, assim como Isaac Nader nos 1.500 metros, ajudando Portugal a manter-se na primeira divisão do atletismo europeu em Chorzow, com o ‘inevitável’ Fernando Pimenta a ser segundo em K1 500 metros, a quinta prata da conta pessoal em Jogos Europeus

O bronze de Ana Cruz no kata, disciplina de karaté, foi o primeiro ‘metal’ português em Cracóvia2023, a que se seguiu o terceiro lugar de Francisca Laia em K1 200 metros, numa prova que serviu também como campeonato da Europa da modalidade.

A última medalha foi para a dupla de padel Afonso Fazendeiro e Miguel Oliveira, no domingo, colocando a modalidade no medalheiro luso na estreia no programa competitivo.

Ficam a faltar duas que estão já asseguradas, no caso do muaythai, uma vez que Matilde Rodrigues e Gonçalo Noites garantiram desde já uma medalha nas suas respetivas categorias de peso - falta saber se bronze, prata ou ouro, nas meias-finais de hoje.

Tudo somado, permitirá ultrapassar as 10 de Baku2015, com a difícil meta de 15 de Minsk2019 agora no horizonte, podendo Portugal aspirar a resultados de pódio em modalidades como o futebol de praia, que já rendeu bronze na primeira edição e ouro na segunda, mas também no ténis de mesa, o râguebi ‘sevens’ ou o tiro com armas de caça.

A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até domingo em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, entre eles Portugal, que possui uma delegação com mais de duas centenas de atletas.