O kitsurfista cabo-verdiano Matchú Lopes venceu este domingo a penúltima etapa do circuito mundial de Kitesurf da Global Kitesurfing Associaton-GKA, na categoria free style, realizada em Fehmarn, Alemanha, e está a uma vitória de revalidar o título mundial.

Matchú bateu a concorrência do italo-cabo-verdiano Airton Cozzolino, filho adotivo de italianos, numa competição que tem estado a ser dominada pelos especialistas crioulos com Mitú Monteiro a se posicionar entre os quatro primeiros classificados.

A última etapa deste circuito realiza-se nas Ilhas Maurícias e Matchú Monteiro terá de voltar a vencer Airton Cozzolino, para conservar o título mundial conquistado o ano transato.

Após esta etapa na Alemanha, Airton Gozzolino lidera a classificação com 3580 pontos, seguido de Matchú Lopes com 3210, Paulino Pereira é terceiro com 3160, segue-se Mitú Monteiro no quarto posto com 3080 pontos, enquanto Keahi de Aboitiz fecha o “top five” com 2760 pontos.

Esta vitória de Maciel “Matchú” Lopes mereceu felicitações por parte das autoridades políticas cabo-verdianas: “ [O Governo cabo-veridano] congratula mais uma vez com esta importante vitória de Matchú Lopes nesta categoria e dirige-lhe uma palavra de apreço”. O Governo entende que o kitesurfista engrandece cada vez mais o nome de Cabo Verde e possibilita-o a ganhar o título de campeão do mundo.

“É uma grande satisfação para o Governo de Cabo Verde e para o atleta e familiares, para a ilha do Sal, mas sobretudo para Cabo Verde”, lê-se na nota de felicitação do executivo.