O medalhado paralímpico português Miguel Monteiro sagrou-se hoje vice-campeão mundial do lançamento do peso F40, nos Mundiais de atletismo, que decorrem em Kobe, no Japão.

Miguel Monteiro, atleta de baixa estatura e recordista do mundo do lançamento do peso F40, assegurou a prata ao quinto ensaio, com a marca de 10,95 metros, numa prova ganha pelo russo Denis Gnezdilov (11,36), atual campeão paralímpico, que compete sob bandeira neutra.

“Foi um concurso exigente, que nos obrigou a estar bastante ativos, naquilo que foi a preparação dos lançamentos, devido ao frio. No entanto, consegui responder bem e ficar no segundo lugar”, disse o atleta, em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Atletismo.

Miguel Monteiro, que foi medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, considerou que a medalha “é o resultado de um trabalho de equipa, para o qual contribuíram o treinador, os colegas de treino e a família” e acrescentou: “Agora, é continuar a preparar os Jogos Paralímpicos de Paris e acreditar que é possível fazer mais e melhor”.

Entre os portugueses em competição, Igor Raevschi foi sexto no lançamento do peso F53, com a marca de 5,42 metros, a sua melhor nesta temporada.

“Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de participar a um nível tão alto e poder conhecer os meus oponentes. Claro que não são os resultados que um atleta procura, mas algumas vezes ganhamos e outras vezes aprendemos”, disse Igor Raevschi, que se estreou em competições mundiais.

Sara Araújo foi sexta no salto em comprimento T12 (deficiência visual), com a marca de 3,99 metros, numa prova ganha por Kholbekova Yokuthkhon, do Uzbequistão, com um salto a 5,48 metros.

Carina Paim passou à final dos 400 metros T20, que se disputa na segunda-feira, na segunda posição da sua série, sexta no total das eliminatórias, com a marca de 58,93 segundos, a sua melhor nesta temporada.

Portugal está representado por 13 atletas nos Mundiais, que permitem a abertura de quotas para os Jogos Paralímpicos Paris2024.