O antigo secretário-geral do Comité Olímpico de Portugal (COP) durante os Jogos de Montreal de 1976 e Moscovo de 1980, José Garcia Alvarez, faleceu hoje aos 90 anos, informou o organismo.

Além do cargo no COP, José Alvarez foi presidente da Federação de Ginástica de Portugal, na qual possuía o estatuto de sócio de mérito, em 1968 e no período entre 1971-1973, e teve toda a sua carreira desportiva sempre ligada à modalidade. Foi vice-presidente do Ginásio Clube Português, diretor do Departamento Gímnico e diretor coordenador das Atividades Desportivas Amadoras do Sporting. Teve ainda espaço para ocupar o cargo de presidente do Conselho Fiscal da Federação Portuguesa de Judo.

Em 1990 foi distinguido pelo ministro da Educação com a medalha de mérito desportivo e do COP recebeu, em 1976, o diploma de mérito desportivo e a medalha da amizade, em 1993.

José Alvarez foi ainda comentador especializado em ginástica em vários órgãos de comunicação social.

O seu funeral será na sexta-feira, às 10:00 horas, na Igreja da Força Aérea, em Lisboa, e seguirá par ao cemitério de Mem Martins, em Sintra, onde será sepultado.

O Comité Olímpico de Portugal deixou uma mensagem de condolências à família no seu site oficial.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.