O.J Simpson, antigo jogador de futebol americano , faleceu esta quinta-feira, aos 76 anos, vítima de doença prolongada. O óbito foi confirmado pela família.

"No dia 10 de abril, Orenthal James Simpson, não resistiu à batalha contra o cancro. Estava rodeado dos seus filhos e netos. Durante este período, a família pede que respeitem o desejos de privacidade e graciosidade", pode ler-se na conta oficial de O.J. Simpson no X (antigo Twitter).

Em fevereiro último, O.J Simpson confirmou que estava a lutar contra um cancro na próstata.

Recorde-se que a antiga estrela da NFL tornou-se conhecido no mundo inteiro sobretudo depois de ter sido suspeito do duplo homicídio da mulher e de um empregado, tendo sido mais tarde absolvido.

Simpson foi depois preso em 2007, cumprindo uma pena de nove anos por sequestro e assalto à mão armada e encontrava-se em liberdade desde 2017.

Absolvido depois das acusações de duplo homicídio

O.J Simpson, uma estrela do futebol americano, respondeu num processo de duplo homicídio no estado da Califórnia em 1994. Foi acusado de matar à facada a ex-mulher, Nicole Brown Simpson, e um amigo dele, Ron Goldman.

A história gerou audiências recorde nos Estados Unidos, com a perseguição a Simpson, num veículo branco, nas estradas da Califórnia a ser acompanhada por milhões de espectadores.

Simpson acabou por ser absolvido em 1995 por um júri de Los Angeles, num caso que foi mediaticamente apelidado de 'Julgamento do século'. Um par de luvas encontradas na cena do crime acabaram por não caber nas suas mãos, algo que acabou por ser uma prova decisiva para o veredicto final.

Mais tarde, num processo cível, em 1997, foi condenado a pagar 31,20 milhões de euros à família de Ron Goldman, tendo sido considerado culpado pela morte involuntária de Goldman e de agressões a Nicole Brown Simpson.

Simpson sempre se declarou inocente e negou que tivesse tentado fugir, apesar de ter ultrapassado o prazo dado pelas autoridades para se entregar.

Estrela de futebol americano e ator: "Eu não sou negro, sou O.J"

Nasceu em São Francisco, na Califórnia e atingiu o estrelato como jogador dos San Francisco 49ers e pelos Buffalo Bills. Foi actor e vários filmes e séries televisivas como "Naked Gun" e Back to the Beach".

"Se vais tentar ser estrela no desporto ou mais alguma coisa não é o teu corpo que vai-te fazer chegar lá, mas sim a tua mente. É a tua concentração, e tudo o que conseguires que apague algo que distraia do objetivo de seres o melhor", referiu em tempos sobre o sucesso.

"Não sou negro, sou O. J.”, uma das frases de vida do antigo 'running back'.