Centenas de arqueiros de todo o mundo juntaram-se no passado fim-de-semana num torneio tradicional na Malásia para conciliar a proeza desportiva de arco e flecha com os tradicionais vestidos de várias regiões do planeta.
Cerca de 500 arqueiros participaram no evento de dois dias numa quinta em Seri Menanti, no centro da Malásia, muitos deles mulheres. Um quinto dos participantes veio do estrangeiro, de países como a China, Turquia, Áustria, Mongólia ou Indonésia, sendo esta uma oportunidade única para observar como diferentes culturas encaram o mesmo alvo.
O torneio colocou à prova a pontaria dos arqueiros de várias formas, incluindo acertar em alvos estáticos, ou a simulação de uma caça, com os participantes a penetrar na selva malaia de forma a acertar em alvos com a forma de animais.
O evento decorreu no terreno de uma quinta que mantém uma antiga tradição e que teve como inspiração a cultura dos muçulmanos da Malásia, o maior grupo étnico do país.
Os organizadores do torneio decidiram avançar com a prova na sequência da forte procura em participar de vários arqueiros malaios que viviam fora do país, revelou Shahrul Nazim bin Kasim da Associação Tradicional de Arqueiros da Malásia.
"Pensámos que seria bom convidar arqueiros com experiência de todo o mundo para que pudessem experimentar a forma como praticamos tiro com arco e fomentar os laços de amizade"
Os vencedores são premiados com melhadas, mas também com arcos e flechas.
Comentários