Quando dizemos que um atleta foi 'transferido' por 1,6 milhões de euros, o primeiro instinto é pensar logo que se trata de um jogador de futebol, mas este não é um desses casos.

Conheça New Kim, uma pomba-correio belga com dois anos, comprada por 1,6 milhões de euros, um novo recorde na columbofilia. O recorde foi batido no passado domingo, num leilão da casa de leilões Pipa, graças a licitações vindas da China, país onde a columbofilia tem crescido nos últimos anos.

O montante inicial era de apenas 200 euros, mas uma 'guerra' de licitações entre dois compradores chineses fez escalar o valor até ultrapassar o anterior recorde alcançado em 2019. Em março desse ano, Armando, o 'Lewis Hamilton' dos Pombos, foi adquirido por 1,25 milhões de euros estilhaçando por completo o anterior recorde de 376 mil euros.

O valor torna-se mais impressionante quando percebemos que se trata de uma pomba de competição 'reformada' das provas desde 2018. Como os pombos de competição podem ter filhos até aos 10 anos é expectável que os novos donos da New Kim a usem para criar um nova linhagem de pombos corredores.

Pombos de corrida: Quando a necessidade milenar de regressar a casa se transforma numa modalidade de competição
Pombos de corrida: Quando a necessidade milenar de regressar a casa se transforma numa modalidade de competição
Ver artigo

"Estes valores recorde são inacreditáveis, porque se trata de uma fêmea. Normalmente um macho vale mais que uma fêmea porque pode produzir mais crias", disse Nikolaas Gyselbrecht, CEO e fundados da casa de leilões Pipa à Agência Reuters.