Uma patinadora no gelo russa sofreu ferimentos graves ao sofrer uma queda de cerca de quase cinco metros de altura durante um ensaio para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude.

A mulher, de 35 anos, cuja identidade não foi revelada, caiu no gelo após ter perdido o equilíbrio na Vaudoise Arena, em Lausanne, esta terça-feira, onde na noite de quinta-feira irá decorrer a cerimónia de abertura do evento.

Antes do acidente, a atleta foi levantada por um sistema de anéis de metal com um cabo puxado por um motor fixado no teto da sala.

Em comunicado, a polícia local explicou que "por alguma razão, que a investigação a levar agora a cabo irá determinar, a patinadora perdeu repentinamente o equilíbrio e caiu no gelo". A polícia acrescentou no mesmo comunicado que a mulher "ficou gravemente ferida, tendo sida transportada para o hospital de Lausanne, e que a sua vida está em perigo".

Os organizadores do evento e o Comité Olímpico Internacional (COI) divulgaram um comunicado conjunto em que se afirmaram "tristes ao saber de um acidente", desejando à artista "uma recuperação rápida e total".

A terceira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude vai decorrer em Lausanne, na Suíça, entre 9 e 22 de janeiro.

A cerimónia de abertura, que tem já lotação esgotada, irá centrar-se nos elementos que fazem parte do Movimento Olímpicos e contará com o tradicional acender da Chama Olímpica. Ao todo, 1783 atletas estão inscritos para participarem no evento.