O pavilhão do Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Porto, foi hoje inaugurado pela Federação Portuguesa de Ténis (FPT), aportando três novos campos cobertos em piso rápido para receber provas nacionais e internacionais.

“No próximo ano vamos tentar ter aqui mais competições internacionais. Há poucos torneios ‘indoor’ de nível internacional realizados em Portugal e esse é um dos nossos objetivos ao criar este pavilhão. Também servirá de treino para atletas de alto rendimento do norte do país, que não tinham ‘courts’ cobertos desta qualidade. Estamos bastante orgulhosos desta obra”, destacou à margem da sessão o líder federativo Vasco Costa.

O projeto de expansão, através do investimento na nova infraestrutura, vai transformar o Monte Aventino numa referência para o ensino e prática do ténis, ao contemplar ainda balneários, ginásio, sala de fisioterapia, sala de formação e sete gabinetes de apoio.

“Além dos campos, permite inclusivamente fazer um ‘court’ central com cerca de 5.000 pessoas, caso seja necessário. Construímos uma coisa à nossa medida e estamos convictos de que é do melhor que há pelo mundo fora”, exultou o presidente da FPT.

Na cerimónia estiveram presentes o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e o líder da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, que assinou um contrato com a federação para a cedência de utilização do equipamento por 20 anos.

“Mais do que este complexo estar em muito mau estado, o município não tem vocação para gerir coisas desta natureza nem ‘know-how’ para modernizá-lo e ser capaz de fazer aquilo que a FPT nos propôs, que é um centro de alto rendimento, com as melhores valências e grande investimento”, frisou o autarca, sobre uma obra suportada pela FPT.

Falando numa “grande parceria” com o órgão federativo em prol de uma infraestrutura “exemplar a nível nacional e peninsular”, Rui Moreira enalteceu a atração de “desporto de altíssima competição” a uma cidade em que o ténis é a “modalidade mais praticada”.

“No desporto, é muito importante competir, mas também ganhar. As coisas têm mudado muito no ténis nos últimos anos e acreditamos que a FPT tem feito um esforço muito grande para o promover. Há 10 anos, tínhamos inveja dos espanhóis, mas hoje começamos a ter valores que se aproximam deles e estou certo de que teremos mais. Isso é muito importante para o país e as pessoas que gostam da modalidade”, notou.

A ampliação do Complexo do Monte Aventino encaixa nas prioridades definidas para o quadriénio 2021-2024 pela Federação Portuguesa de Ténis, que prevê ainda a alocação de meio milhão de euros por ano para apoiar as associações regionais na construção ou reabilitação de infraestruturas, melhorando as condições da prática de ténis no país.

“O ténis é dos desportos mais reconhecidas em Portugal e estas requalificações e ampliações de infraestruturas são muito importantes para o seu desenvolvimento. A norte do país, passa a ser um dos maiores complexos de ténis, com campos ao ar livre e cobertos, numa muito feliz cooperação entre um município e uma federação. É mesmo ‘game, set, match’”, partilhou o secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

Construído em 1997, o Monte Aventino estava sob alçada da então designada empresa PortoLazer e foi revitalizado em 2018, ao abrigo de um protocolo de concessão para gestão e exploração do imóvel, que se vai manter como propriedade do município.

“Tenho a certeza de que a FPT tem todo o interesse em potenciar estas instalações. A Câmara Municipal do Porto fez um bom negócio e tem agora um parceiro para desenvolver um equipamento que está enquadrado numa zona verde e potencia a atividade física e uma área de lazer para as pessoas”, concluiu João Paulo Rebelo.

A primeira fase de ampliação do Complexo Desportivo do Monte Aventino permitiu já atualizar o ‘court’ central, passar de três para cinco campos exteriores e reconverter os pisos para resina acrílica, em sintonia com a superfície de jogo mais utilizada no mundo.

Este investimento levou o Porto Open a regressar há dois anos ao palco onde deu os primeiros passos e direcionou o Campeonato Nacional Absoluto para a cidade Invicta.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.