Portugal entra em ação no domingo com três atletas em femininos e outros tantos em masculinos no Europeu de triatlo, em Madrid, procurando na capital espanhola um top-10 na competição feminina perante uma convocatória ‘desfalcada’ no masculino.

Sem ‘pesos pesados’ como João Pereira, João Silva ou Vasco Vilaça, Portugal estará representado por Miguel Tiago Silva, João Mansos e André Dias, na prova masculina, na qual Pereira foi sexto e Vilaça 13.º em 2022, em Munique.

“Infelizmente, temos alguns atletas lesionados que não poderão estar presentes. Os nossos atletas mais fortes que iriam alinhar à partida, com essa participação planeada, não vão poder ir, no setor masculino”, lamentou o diretor técnico nacional, José Estrangeiro, em declarações à Lusa.

Já no feminino, Melanie Santos e Maria Tomé, 11.ª em 2022, são “as melhores atletas” do país e estão ambas na lista de partida, com “boas possibilidades de fazer top-10”, sendo acompanhadas por Madalena Almeida, que apesar de ser de um nível inferior “também vai estar em boa forma”.

Se para as atletas femininas há uma expectativa de que possam estar entre as oito ou 10 melhores, em masculinos “não há uma previsão de classificação”.

“É uma competição que normalmente não costumam fazer, mas não queremos que tenham essa pressão. Achamos que vão estar bem preparados, tiveram bastante tempo para se preparar, mas sem previsões”, atirou José Estrangeiro.

No setor feminino, temos as nossas melhores atletas presentes, que acho que vão fazer uma boa prova e acho que temos boas possibilidades de fazer top-10, além da Madalena Almeida, que é de nível abaixo mas também vai estar em boa forma.

O diretor destacou ainda a “vantagem de o Europeu ser ‘aqui ao lado’”, em Madrid, o que “facilita bastante a logística”.

“Além disso, vão ter lá família e amigos a ver a prova, o que é uma grande ajuda. Tudo isto contribuir, e o clima também é similar”, analisou.

Também no paratriatlo há possibilidades, levanta José Estrangeiro, com Filipe Marques (PTS5), “um atleta com capacidade para disputar o pódio”. “É um nome habitual neste nível, teremos mais oportunidade”, lembrou o diretor.

Depois de estarem integrados nos Europeus multidesportos de Munique em 2022, os campeonatos da Europa de triatlo mudam-se para Madrid sem a presença dos dois campeões em título, uma vez que o francês Léo Bergere e a britânica Non Stanford não marcarão presença.

As atenções voltam-se, assim, para o britânico Jonathan Brownlee, três vezes medalhado em Jogos Olímpicos, ou o tricampeão Mario Mola, a correr ‘em casa’, enquanto a neerlandesa May Kingma é a favorita na prova feminina.

As provas de elite masculina e feminina decorrem no domingo, depois das competições por grupos de idade e de paratriatlo.