Portugal vai participar com sete remadores nos Europeus sub-23 da Alemanha, sendo que duas tripulações podem aspirar aos primeiros lugares este fim de semana, em Duisburgo.

Dinis Costa, em skiff (BLM1X), e a dupla Simão Simões/Tomás Barreto, em par ligeiro (BLM2) são, segundo o selecionador José Velhinho, “candidatos à final e, porque não, aos lugares da frente”.

“Temos atletas com diferentes níveis de experiência. Nestes europeus, com maior participação do que é normal, queremos alguns barcos na final A e outros na B”, respetivamente os seis primeiros ou entre o sétimo e o 12.º, acrescentou o técnico.

José Velhinho lamentou o facto de a seleção ter estado privada de treinos na água durante dois meses e meio, devido à pandemia da covid-19, e as restrições em vigor no país, contudo confia que os seus pupilos estão “fisicamente bem”.

“Fizemos testes no sábado e os tempos que aprestaram dão-nos bons indicadores. Alguns dos nossos atletas estão na corrida ao apuramento para Tóquio2020, pelo que a competição em Duisburgo vai ser muito forte”, vincou.

A seleção parte na quinta-feira com os “normais receios” de quem volta a andar de avião pela primeira vez, mas o treinador confia que os atletas “sabem o que fazer, dentro e fora da pista”, numa prova na qual os habituais quatro dias foram condensados para somente dois, devido à pandemia.

Os europeus absolutos vão decorrer de 09 a 11 de outubro em Poznan, na Polónia, e a regata de apuramento olímpico em Varese, Itália, entre 05 e 07 de abril de 2021.

- Seleção sub-23 de Portugal nos Europeus sub-23:

BLW1X: Inês Oliveira.

BLM1X: Dinis Costa.

BM1X: André Pinto.

BLM2X: Vasco Bessa/Paulo Fidalgo

BLM2: Simão Simões/ Tomás Barreto