A Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) vai candidatar, em dezembro, ao Programa Valorizar a primeira fase do Centro de Preparação de Atletas em Altitude, anunciou na noite de sábado o presidente, Pedro Farromba.

No final da Gala da federação, em que os campeões da última temporada foram premiados, o dirigente explicou que o equipamento vai ficar instalado nas atuais instalações da Pousada da Juventude da Serra da Estrela, gerida desde o ano passado por um consórcio que engloba a FDIP, a Câmara Municipal da Covilhã e um parceiro privado.

"Vamos candidatar uma parte da obra que contempla o aumento de um piso, toda a estética e a criação de uma zona ampla que será depois a parte ligada ao desporto", adiantou, em declarações à agência Lusa, Pedro Farromba.

Esta primeira fase está orçada em 400 mil euros. A criação do Centro de Preparação de Atletas em Altitude será concretizada no âmbito de uma candidatura posterior e o valor global do investimento ronda um milhão de euros, informou o dirigente.

"O projeto de arquitetura está aprovado pela Câmara da Covilhã, pela Movijovem, está validado pelo Parque Natural. Temos reunidas as condições para podermos fazer uma candidatura a fundos comunitários", sublinhou Pedro Farromba.

O presidente da FDIP destaca a inovação e a importância de passar a existir em Portugal "um centro com estas condições", que permita aos atletas das várias modalidades pernoitarem nas Penhas da Saúde, a 1520 metros de altitude, e treinarem mais acima.