Com os títulos já entregues a Gary Hunt e Rhiannan Iffland, a última etapa do Red Bull Cliff Diving World Series viaja no próximo sábado (14 de setembro) até um cenário urbano marcante - a cidade de Bilbau. O foco da competição será a luta pela permanência no circuito mundial de 2020 e ainda a despedida de uma lenda da modalidade: o colombiano Orlando Duque.

Cumpridas seis etapas à volta do mundo, com escalas nas Filipinas, Irlanda, Itália, Portugal, Líbano e na Bósnia e Herzegovina, o Red Bull Cliff Diving World Series 2019 cumpre no próximo sábado (14 setembro) a última paragem do calendário. O regresso ao País Basco vem acompanhado pela promessa de muito público, já que em edições passadas foram dezenas de milhares os espectadores que marcaram presença em torno da ponte de La Salve, em Bilbau.

Este cenário urbano evoca de uma forma particular o espírito dos saltos para a água de grande altura, com a visão do emblemático museu Guggenheim a enquadrar toda a ação a partir de alturas de 21 e 27 metros. Para as mulheres o momento é de estreia, já que até aqui esta etapa tinha estado apenas acessível ao quadro masculino.

Com os títulos de Campeões do circuito mundial já atribuídos ao britânico Gary Hunt e à australiana Rhiannan Iffland, o foco desta jornada acaba por estar centrado na luta pela manutenção na competição em 2020. De acordo com os regulamentos, apenas os oito atletas mais cotados do ranking internacional vão ter luz verde para o quadro permanente da próxima época.

Destaque ainda para a anunciada despedida da competição da maior lenda da modalidade. Dias depois de fazer 45 anos, o colombiano Orlando Duque põe fim a uma longa e brilhante carreira recheada de sucessos e recordes – com destaque para a vitória no circuito mundial, duas Taças do Mundo FINA e um título de Campeão do Mundo FINA.

Toda a ação em Bilbau pode ser acompanhada em direto na Red Bull TV, a partir das 17 horas de sábado (14 de setembro) em https://www.redbull.com/int-en/events/AP-1Y7YTECG11W11 ou no site oficial em www.redbullcliffdiving.com.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.