O Comité Olímpico Russo (ROC) anunciou hoje que 169 atletas do país serão autorizados a participar sob bandeira neutra nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, de 09 a 25 de fevereiro, na Coreia do Sul.

Em conferência de imprensa, o vice-presidente do ROC, Stanislav Podzniakov, indicou ainda que a autorização não inclui alguns atletas de primeiro plano do país.

A estrela da patinagem de velocidade Victor Ahn, o biatleta Anton Shipulin ou o fundista Sergei Ustyugov estão entre os atletas que não receberam autorização.

Nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sotchi, sul da Rússia, o país enviou para a competição 214 desportistas.

A equipa da Rússia foi excluída dos Jogos depois da acumulação de provas e testemunhos sobre a manipulação de controlos antidoping na anterior edição dos Jogos de Inverno.

Em dezembro, o COI decidiu que apenas poderiam participar em PyeongChang, Coreia do Sul, uma seleção de desportistas convidados, que estivessem fora de suspeitas e que o fariam sob bandeira e hino olímpicos e não russos.

“Nem a Rússia nem o Movimento Olímpico terão de enfrentar assim uma surpresa negativa”, acrescentou o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.