O secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, defendeu hoje que a prática desportiva e os estudos podem ser conciliados com sucesso, uma ideia que pretende reforçar.

Na cerimónia de entrega das bolsas de educação a nove estudantes-atletas que frequentaram a Universíada de Taipé em 2017 com bom aproveitamento académico e desportivo, João Paulo Rebelo enalteceu o percurso "extraordinário" dos portugueses.

"É um reconhecimento mais simbólico, mas muito importante. São estudantes absolutamente extraordinários. Aliam o alto rendimento académico ao alto rendimento desportivo em alta competição. Alguns são, já hoje, atletas olímpicos e outros esperanças olímpicas para Tóquio 2020. É essencial este reconhecimento e atribuição de bolsas", começou por valorizar.

Por outro lado, o secretário abordou uma questão que tenta combater, frisando que o desporto de alto rendimento é facilmente conciliado com a formação académica.

"Um verdadeiro país desenvolvido desportivamente é um país que olha para o desporto e não o vê como algo que pode ser opcional. Para se fazer desporto tem que deixar de fazer um conjunto de coisas, nomeadamente a formação e o percurso académico. Isso é inaceitável e é isso que queremos contrariar", vincou.

A terminar, João Paulo Rebelo contou que o Governo "tem estado a trabalhar em várias frentes", concretamente no estatuto estudante-atleta para o ensino superior.