O alpinista Alain Robert, apelidado de "Spiderman Francês", foi detido em Seul nesta quarta-feira quando tentava escalar sem cordas o Lotte World Tower, o quinto maior arranha-céus do mundo, com 555 metros de altura e 123 andares.

Alain Robert, de 55 anos, foi preso quando estava no 75º andar por agentes de segurança, que o obrigaram a entrar numa cabine suspensa, transportando-o para o telhado do prédio.

"Eu tinha escalado cerca de 75 andares e brinquei um pouco ao jogo do gato e do rato" com os guardas, que o seguiam pela escada de dentro do prédio, disse Robert à AFP.

A escalada foi uma homenagem ao processo de paz que está a ocorrer na península coreana, explicou Robert.

"Finalmente decidi desistir", indicou ele, antes de ser transferido para uma esquadra da polícia de Seul.

"Eles podem impor-me uma multa pesada, mas eu fiz isto pensando no que está acontecer agora entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte", disse Robert. "É a minha maneira de agradecer a Kim Jong Un e Moon Jae-in", ressalvou o homem-aranha francês, referindo-se ao líder norte-coreano e ao presidente sul-coreano.

Por outro lado, o porta-voz do edifício afirmou que a atitude de Robert era "lamentável".

"Ele estava a subir sem permissão, é perigoso", declarou You In-sik para justificar a intervenção dos serviços de segurança.

Alain Robert, que escala com as mãos e sem material de qualquer espécie, está no Livro Guinness com mais de cem grandes arranha-céus escalados.