O Sporting comprometeu hoje o apuramento à final da Liga dos Campeões de ténis de mesa, ao perder 3-0 com os russos do TTC Fakel Gazprom, na primeira mão das meias-finais, realizada no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.

Depois dos embates na fase de grupos (A) - em que o Sporting venceu em casa e perdeu fora pelo mesmo resultado (3-1) -, as duas equipas voltaram a medir forças, com os russos, campeões em 2014 e 2016 e que vão contar com o português Marcos Freitas na próxima temporada, a terem fortes razões para sorrir.

Coube ao nigeriano Quadri Aruna, 27.º do 'ranking' mundial, abrir as hostilidades diante de Vladimir Samsonov. A entrada em falso no primeiro ponto, que perdeu 11-4, acabou por obrigá-lo a ir atrás do resultado para dar a volta ao parcial, ainda conseguiu forçar o 2-2, mas, na partida decisiva, perdeu (4-11, 12-10, 6-11, 12-10 e 7-11).

João Monteiro, no segundo 'set', acabou por ser um adversário fácil para Jun Mizutani. O capitão dos 'leões' apenas conseguiu equilibrar as forças no terceiro jogo (9-9), mas o adversário forçou-o a cometer erros nos dois últimos pontos, tendo levado a melhor por 11-7, 11-3 e 11-9.

Regressado de lesão, Dimitri Ovtcharov, melhor europeu da atualidade, estudou bem Diogo Carvalho no último parcial. Depois de um período inicial em que chegou a haver uma igualdade (6-6), o russo puxou dos galões e venceu por claros 11-7, 11-4 e 11-4.

As duas equipas voltam a medir forças no encontro da segunda mão, agendado para 06 de abril, na Rússia.