A elite de lutadores de sumo reuniu-se esta semana no santuário de Yasukuni, em Tóquio, para o festival anual de primavera. O torneio de sumo conhecido por Honozumo realiza-se há mais de um século e leva à cidade de Tóquio milhares de adeptos desta tradicional modalidade de luta japonesa.

De carácter religioso e desportivo, o torneio de Honozumo está aberto ao público que raramente tem oportunidade para ver a elite do sumo em ação. As tradicionais lutas de Sumo são de difícil acesso uma vez que os grandes torneios se realizam durante seis dias ao longo de todo o ano e em diferentes cidades do Japão.

Para além dos tradicionais combates, o público pode ainda presenciar as orações coletivas e os rituais de purificação dos lutadores de Sumo. Estes pedem proteção e benção aos deuses do panteão xintoísta, uma das religiões mais antigas do Japão. O torneio de Honozumo incluiu também exibições de comédia, canções tradicionais de sumo e rituais em honra das divindades do santuário xintoísta de Yasukuni.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.