A NFL está aí para mais uma temporada de futebol americano que se espera de alto nível. Com arranque marcado para a madrugada de quinta para sexta-feira, as 30 equipas que compõem uma das ligas mais competitivas do mundo voltam aos relvados para lutar pelo título de campeão. Confira tudo o que precisa de saber sobre a nova temporada.

O que é a NFL?

A National Football League é a liga de futebol norte-americano disputada nos Estados Unidos da América. É composta por 32 equipas que estão divididas entre duas conferências: NFC (Conferência Nacional) e AFC (Conferência Americana). Dentro das duas conferências existem quatro divisões (Norte, Sul, Este, Oeste) para cada uma delas que aglomeram as equipas que estão em prova.

A NFL é uma das quatro grandes ligas desportivas nos Estados Unidos onde se incluem também o Basebol, Basquetebol e Hóquei no Gelo. Entre as quatro, o futebol americano é uma das mais rentáveis e que movimenta mais adeptos. O futebol como é conhecido na Europa ocupa um lugar diminuto e é designado por ‘soccer’.

Quando foi criada?

O formato atual da NFL foi criado em 1966 quando foi introduzida a primeira temporada com o Superbowl, o encontro final que decide quem conquista o título. Antes, a Liga norte-americana de futebol era apelidada de AFL (Liga de Futebol Americano) que foi criada em 1922 nos primórdios da criação de uma liga organizada.

Como é que funciona a temporada?

A temporada da NFL está dividida em duas fases de competição distintas: Fase Regular e Play-offs.

Fase Regular

A primeira fase tem a duração de 17 semanas - entre setembro e janeiro - em que todas as equipas realizam 16 jogos tendo uma semana de ‘folga’ rotativa chamada ‘Bye Week’.

Durante esta fase os encontros dividem-se entre seis partidas contra formações da mesma divisão (três em casa e três fora), quatro jogos contra equipas da mesma conferência (sorteadas pela NFL), quatro partidas com formações de outra conferência (também sorteadas) e dois encontros ‘wildcard’ contra qualquer equipa de qualquer divisão (sorteada por um algoritmo próprio da NFL).

No final da fase regular, os oito campeões de cada divisão da Conferência NFC juntam-se aos dois segundos melhores classificados (chamados Wildcards) para definir quem segue para os play-offs. Na outra Conferência (AFC) é utilizado o mesmo método para descobrir as oito equipas que seguem para a fase a eliminar.

Play-offs

Os play-offs reúnem as 12 equipas com melhor classificação da fase regular num torneio de eliminação direta. A ‘corrida’ para o título volta a colocar em partes opostas as duas Conferências que elegem o seu campeão de Conferência.

No derradeiro jogo (Superbowl) os dois campeões de Conferência defrontam-se num estádio escolhido previamente para decidir quem conquista o troféu de campeão da NFL. Em 2017/18, o Superbowl vai jogar-se em Minneapolis, estado do Minnesota, no dia 4 de fevereiro.

O que está em jogo?

O objetivo da NFL é eleger o campeão do mundo de futebol americano e decidir quem recebe o muito cobiçado troféu Vince Lombardi. O galardão, desenhado em forma de bola de futebol americano, é 100% feito de prata e tem o nome do mítico treinador que venceu, ao comando dos Green Bay Packers, as duas primeiras edições da NFL com o novo modelo desportivo.

Troféu VInce Lombardi
créditos: Getty Images

O nome do troféu é uma homenagem ao técnico que morreu em 1970 vítima de cancro e fica para sempre com as equipas que o vencem. Todos os anos, a empresa Tiffany & Co Forrest Hills cria um novo galardão de raiz em Cumberland, Rhode Island. Os Baltimore Colts ficam na história como a primeira formação a vencer o troféu.

Mas, afinal, como é que se joga futebol americano?

Num primeiro olhar, a forma de jogar futebol americano pode parecer extremamente complicada, mas após algumas tentativas torna-se mais fácil entender as regras da modalidade. A parte mais fácil de entender é que, no final da partida, quem tiver mais pontos vence o encontro.

O futebol americano joga-se num campo relvado de 100 jardas de comprimento (o equivalente 91,44 metros, inferior a um campo de futebol), que são marcadas de 10 em 10 com linhas verticais. O jogo divide-se em quatro partes de 15 minutos cada, onde as formações em prova se revezam entre ataque e defesa. No relvado, são 11 contra 11 sem limite de substituições.

Cada emblema tem três equipas que entram conforme o momento do jogo. Há jogadores de ataque, jogadores de defesa e jogadores que compõem a equipa especial (utilizada para devolver bolas e pontapés de golo).

Quando ataca, qualquer equipa tem quatro tentativas para avançar 10 jardas. Caso consiga passar a marca são atribuídas mais quatro para tentar novamente ganhar 10 jardas ou marcar um ‘touchdown’, o ‘golo’ do futebol americano.

As jogadas podem ser feitas através de um passe à distância ou numa jogada corrida onde o atleta que recebe a bola tenta avançar o mais longe possível. O objetivo é levar a bola até à ‘endzone’, que vale seis pontos mais uma oportunidade de rematar aos postes, para acrescentar um ponto.

Caso uma equipa não seja capaz de passar as 10 jardas nas quatro jogadas deve devolver a bola ao oponente através de um pontapé (punt). Contudo, caso estejam perto o suficiente da ‘endzone’, quem ataca pode tentar um ‘field goal’, um pontapé de longe que, bem-sucedido, vale três pontos.

A NFL divulgou um vídeo onde explica, de forma sucinta e em português do Brasil, como é que se disputa um encontro de futebol americano.

Como é que correu na temporada passada?

Os New England Patriots foram os campeões da temporada passada na NFL, cuja final foi disputada em Houston, Texas. A equipa que conta com Tom Brady como principal referência venceu os Atlanta Falcons na Superbowl 51 para conquistar o seu quinto título de campeão na história.

No jogo da final, os ‘Patriots’ começaram a perder, mas venceram no prolongamento por 34-28. Para a história fica a recuperação iniciada na segunda metade do encontro, em que a equipa de New England marcou 25 pontos sem resposta para conseguir o empate quando faltava menos de um minuto para o fim. No prolongamento, um único ‘touchdown de James White foi suficiente para fechar o encontro e decidir o campeão.

Quem entra como favorito para a nova época?

Numa liga extremamente competitiva é complicado escolher uma formação que parta como claro favorito a vencer a NFL. No lançamento da temporada, feito pelo seu site oficial, a liga de futebol norte-americana destaca, na Conferência Americana (AFC), os campeões em título como a equipa a ter em conta na nova época.

Na Conferência Nacional (NFC) a concorrência prevê-se mais aguerrida com uma série de equipas a surgirem como candidatos a serem campeões de Conferência. Os destaques vão para os Atlanta Falcons (vice-campeões do ano passado), Green Bay Packers e Dallas Cowboys.

Apesar das escolhas, tanto no futebol americano como em qualquer outro desporto, prognósticos apenas no fim de tudo.

O que esperar dos jogos da NFL da nova temporada?

Jogadas espetaculares, placagens brutais, corridas alucinantes e ‘touchdowns’, muitos ‘touchdowns’. A NFL traz de volta os jogos da elite do futebol americano onde estão em competição os melhores praticantes da modalidade. Mais do quer ler, o melhor é mesmo ver alguns dos melhores momentos da última temporada.

O que está por detrás das equipas?

A NFL é muito mais do que apenas jogos de futebol americano disputado no relvado. Nos Estados Unidos, as 32 equipas funcionam como autênticas empresas que movem muitos milhões de dólares anualmente em ‘merchandising’, publicidade e direitos televisivos.

Na temporada passada, a Liga de futebol americano fez mais de 13 mil milhões de euros de rendimentos sendo que a maior ‘fatia’ do bolo foi proveniente de acordos com as cadeias de televisão para a transmissão dos jogos.

A liga de futebol americano foi o ‘franchise’ que, segundo a MarketWatch, mais receitas rendeu no Mundo ultrapassando a MLB (Liga de basebol norte-americana) e a Premier League (primeira liga de futebol inglês), que fecham o pódio das mais rentáveis.

Em termos de audiência via TV, os jogos da fase regular da temporada passada da NFL foram vistos, em média, por 17, 6 milhões de pessoas. Os números baixaram cerca de dois milhões de pessoas face a 2015, mas continuam acima da média da década - 68,032 milhões.

Nos estádios, os jogos da fase regular foram vistos, ao vivo, por uma média de 69,487 mil pessoas que se deslocaram aos redutos das partidas da NFL na temporada passada. Os números são os mais altos dos últimos nove anos embora não tenha existido grande oscilações.

Audiência na NFL
Audiência na NFL

Futebol Americano em Portugal

Em Portugal, existe uma Liga Portuguesa de Futebol Americano que tem vindo a crescer no panorama das modalidades. Composta por 10 equipas com nomes inspirados nos ‘franchises’ da NFL, as formações lusas, que vão de Braga ao Algarve, disputam 50 jogos para decidir quem conquista o título em Portugal.

Este ano, a temporada já arrancou em setembro e dura até abril de 2018. Na última época, os Lisboa Devils foram a equipa que conquistou o galardão. Para mais informações sobre a Liga Portuguesa de Futebol Americano pode consultar o seu site oficial sobre os próximos jogos e a classificação desta temporada.

O primeiro ‘Kickoff’ da NFL é dado no Gillete Stadium, casa dos New England Patriots, que recebem os Kansas City Chiefs. Até ao primeiro domingo de fevereiro, as madrugadas oferecem mais motivos para ficar acordado até mais tarde.