Todas as mortes relatadas ocorreram a mais de 8.000 metros acima do nível do mar, na chamada 'zona da morte', onde a falta de oxigênio aumenta o risco de mal de altitude e hipoxemia.
Este trio e Fernando Pimenta voltam a juntar-se no início de junho para um estágio de cinco dias da equipa nacional para adaptação às condições da pista olímpica de Paris.
Com uma representação de 13 atletas na competição, que permite a abertura de quotas para os Jogos Paralímpicos Paris2024, Portugal soma até hoje uma medalha de prata, conseguida por Miguel Monteiro, no lançamento do peso F40.
O triatleta do CN Torres Novas, campeão do mundo de juniores de 2023, terminou o setor da natação na segunda posição, perdendo na bicicleta alguns lugares, que recuperou, até ao quinto posto na corrida.
A regata final de qualificação atribui vagas aos dois primeiros classificados das categorias LM2x e M2x para os Jogos Olímpicos Paris2024, que vão ser disputados entre 26 de julho e 11 de agosto.
Inês Faria e Beatriz Carneiro conquistaram o ouro na categoria de par feminino, tal como o trio formado por Joana Pinto, Carolina Marques e Eduarda Portela, na categoria de grupo.
O resultado de Telmo Pinão na corrida de 70,2 quilómetros ficou marcado por um percalço na primeira das nove voltas ao circuito, na qual uma má trajetória numa rotunda lhe provocou uma saída de estrada, que o fez perder o contacto com o grupo da frente.
Os Mundiais de judo, competição que decorre até quinta-feira e que conta com a participação de 13 portugueses, são a última prova a pontuar para o apuramento olímpico para Paris2024.
O skater luso, terceiro do ranking mundial, participará no próximo mês na segunda e última etapa das Olympic Qualifier Series (OQS), que vão decorrer em Budapeste, entre 20 e 23 de junho.
Nos quartos de final, Vanessa Marina foi derrotada pela norte-americana Logistx, por 3-0, assegurando a sétima posição e 34 pontos para a qualificação olímpica, quando falta disputar a etapa de Budapeste.
O atleta medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, considerou que a conquista “é o resultado de um trabalho de equipa, para o qual contribuíram o treinador, os colegas de treino e a família”.
Com 120 pontos, Armelim Rodrigues foi o melhor representante luso na competição de trap, com o nono lugar, ficando a um ponto e a três lugares do apuramento para a final.
Num sorteio em que entrou como 26.ª do mundo e sem o estatuto de cabeça de série, a judoca, cinco vezes olímpica, bronze no Rio2016, acabou por ter alguma sorte, defrontando na segunda ronda ou a azeri Acelia Toprak (33.ª) ou a cazaque Bakyt Kussakbayeva (60.ª).
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.