Akebono, o antigo campeão de sumo, nascido no Havai, e que nos anos 1990 se tornou no primeiro não japonês a alcançar o posto supremo de grande campeão (yokozuna), morreu aos 54 anos.
Nascido no Havai (EUA) em 1969, Chadwick Haheo Rowan foi aí descoberto por outro pioneiro do sumo havaiano: Takamiyama, o primeiro não japonês a vencer um torneio de sumo e que se tornou o mestre de Akebono na modalidade.
Carvalho, 279.º do ranking mundial, estreou-se em campeonatos da Europa de singulares frente ao 47.º jogador do mundo, acabando por perder por 21-11 e 21-13.
Portugal acolheu pela terceira vez os Europeus de trampolins, com Braga como anfitriã em 1987, antes de a cidade vizinha de Guimarães receber as outras duas edições.
A prova decorreu durante o fim de semana na Serra da Estrela Ice Arena, nas Penhas da Saúde, e consagrou os campeões nacionais nas diferentes categorias.
Portugal concluiu a competição, que decorreu pela segunda vez no pavilhão multiusos de Guimarães, com três medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze.
O contingente luso encerrou a competição com três medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze, à frente da França, com oito – duas de ouro, cinco de prata e uma de bronze –, e da Grã–Bretanha, com sete – quatro de ouro, duas de prata e uma de bronze.
A seleção portuguesa conquistou três medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze na 29.ª edição dos Europeus de trampolins, que se realizou no pavilhão multiusos de Guimarães pela segunda vez.
Portugal concluiu assim a 29.ª edição da competição, decorrida pela segunda vez no pavilhão multiusos de Guimarães, com três medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze.
Depois do ouro de sexta–feira, na prova por equipas, Diana Gago foi segunda classificada no salto decisivo da final, com 25.800 pontos, atrás da espanhola Melania Rodríguez, campeã europeia.
O quarteto constituído por Tiago Romão, Diogo Cabral, Diogo Fernandes e José Domingues, Portugal concluiu a prova com 12 pontos, menos um do que a campeã europeia, a Espanha.
A seleção portuguesa conquistou ainda o bronze na final masculina por equipas de ‘tumbling’. A 29.ª edição da prova reúne 325 ginastas seniores e 291 juniores de 29 países.
A associação já organizou mais de 15 competições na ilha do Príncipe e três campeonatos nacionais, tendo envolvido mais de 600 pessoas na pratica do judo em São Tomé e Príncipe no ano passado.
É o primeiro grande triunfo de Jorge Fonseca em 2024, depois da medalha de prata no Grand Prix de Linz, somando importantes pontos rumo à qualificação olímpica para Paris2024.
Oitavo em Tóquio2020, o skater português é terceiro no ranking mundial, estando em excelente posição para repetir a presença em Jogos Olímpicos em Paris2024.
Esta foi a 169.ª edição da corrida masculina, fundada em 1828, e a 78.ª feminina, estando agora igualadas nos 6,8 quilómetros de percurso, entre Putney e Mortlake, num dos eventos desportivos mais famosos a nível mundial.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.