O britânico Lewis Hamilton (McLaren) conquistou hoje a "pole position" do Grande Prémio do Brasil, enquanto Sebastian Vettel (Red Bull) e Fernando Alonso (Ferrari), candidatos ao título Mundial de Fórmula 1, sairão mais atrasados.
A sessão de qualificação para a 20.ª e última prova do Campeonato do Mundo foi um aperitivo daquilo que poderá suceder no domingo no circuito de Interlagos, em São Paulo, sobretudo se a chuva aparecer no domingo, como preveem os serviços meteorológicos.
Vencedor do GP dos Estados Unidos na semana passada, Hamilton, campeão do Mundo em 2008, precisamente em Interlagos, fez o melhor tempo, rodando em 1.12,458 minutos, ou seja, apenas 55 milésimos mais rápido do que Jenson Button, seu companheiro de equipa e compatriota.
O britânico alcançou a 26.ª "pole" da sua carreira, sétima da época, mais uma do que o alemão Sebastian Vettel - líder do campeonato com 13 pontos de avanço sobre o espanhol Fernando Alonso -, que terá de partir da quarta posição da "grelha", pouco recomendável neste circuito.
«Terminei a sessão de qualificação com a sensação de que poderia ter feito um pouco melhor. Agora, vamos analisar os dados para perceber porque razão não fui suficientemente rápido», afirmou Vettel, a quem basta terminar em quarto para celebrar o "tri".
De qualquer forma, a situação do jovem bicampeão Mundial, de 25 anos, é bem melhor do que a de Alonso, seu único rival, que não fez melhor do que o oitavo tempo e acabou por beneficiar da penalização imposta a Pastor Maldonado (Williams) para subir à sétima posição. O venezuelano não respeitou pela terceira vez uma chamada ao stand da FIA e perdeu 10 posições, caindo para 16.º.
Alonso, já habituado a largar destas posições nos últimos grandes prémios, terá de esperar por um grande revés do germânico para poder festejar o seu terceiro título. Um dos seus aliados poderá ser a chuva.
«Com a pista húmida seremos mais rápidos. Amanhã, há possibilidade de chuva, mas não sabemos se será constante. Mas quando mais confusão houver, melhor, porque se a corrida é em seco é impossível acabar no pódio», afirmou o asturiano, que, apesar dos seus 31 anos, disputa a condição de mais jovem tricampeão do Mundo com Vettel.
Os Red Bull, com o australiano Mark Webber em terceiro, no "lado bom" da pista, vão compor a segunda fila, atrás dos McLaren, enquanto o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) conseguiu a quinta posição e alemão Nico Hülkenberg (Force India) "herdou" o sexto lugar de Maldonado, à frente de Alonso, que sairá ao lado do finlandês Kimi Raikkonen (Lotus).
Aos 43 anos, o alemão Michael Schumacher (Mercedes), sete vezes campeão do Mundo, fará a sua despedida definitiva da F1, mas não conseguiu melhor do que a 14.ª posição na "grelha" daquele que será o 308.ª grande prémio da sua carreira.
O GP do Brasil disputa-se no domingo, a partir as 14h00 locais, 16h00 em Lisboa.
Comentários