O espanhol Dani Sordo (Hyundai i20) lidera o Rali do México, após a jornada de sexta-feira, numa prova marcada pelo regresso do francês Sébastien Loeb (Citroën DS3), que fechou o dia na segunda posição, a 7,2 segundos.

O estónio Ott Tanäk (Toyota Yaris) completa o pódio provisório, a 11 segundos do líder, enquanto o britânico Kris Meeke (Citroën DS3) está a 25 e o penta campeão do mundo em título, o francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta), é o quinto, a 30,2.

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20), líder do campeonato após duas provas, sentiu as consequências de ser o primeiro a partir e ter de 'limpar' a estrada, mas o sétimo lugar, a mais de dois minutos de Sordo, é sobretudo justificado por um problema mecânico.

A jornada de sexta-feira fez outras vítimas, nomeadamente o britânico Elfyn Evans (Ford Fiesta) e os finlandeses Esapekka Lappi (Toyota Yaris), Teemu Suninen (Ford Fiesta) e Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris), que foram forçados a abandonar.

Dani Sordo, que faz no México a sua primeira aparição no Mundial, aproveitou da melhor forma a ordem de partida favorável para tomar a liderança, enquanto Loeb, nove vezes campeão do mundo, mostrou que não perdeu a mão neste seu regresso pontual aos ralis, após uma ausência que durava desde o Rali de Mante Carlo de 2015.

Ogier, também com uma ordem de partida desfavorável (2.º), conseguiu limitar os estragos e vai partir no sábado atrás de Loeb, na tentativa de alcançar a sua quarta vitória no México, depois de 2013, 2014 e 2015.