Grande corrida de Miguel Oliveira, na primeira prova do ano no Mundial de Moto GP. O português terminou no 8.º posto em Jerez de la Frontera, no regresso da prova rainha do motociclismo. O piloto de Almada partiu do 15.º posto, foi subindo vários lugares, tendo inclusive ultrapassado o lendário Valentino Rossi em pista.

Miguel Oliveira, da KTM Tech 3, consegue assim igualar o seu melhor resultado em Moto GP.

Oliveira terminou a 13,441 segundos do vencedor, somando nove pontos contra os 25 de Quartararo.

A vitória foi para Fabio Quartararo, que partiu da pole position. Uma vitória francesa, 20 anos depois. Esta foi o primeiro triunfo do piloto francês em Moto GP. No segundo posto terminou o espanhol Maverick Viñalez, com o italiano Andrea Dovizioso a ficar com o último lugar do pódio.

Um dos destaques da prova foi Marc Márquez, que caiu e foi transportado de maca. O atual campeão do Mundo já tinha evitado uma queda na 5.ª volta, ao sair de pista, mas conseguiu aguentar a moto e voltar à pista no 16.º posto.

Depois encetou uma grande recuperação, ganhando vários lugares e quando parecia que ia lutar pelo segundo lugar, caiu no mesmo local onde tinha evitado a primeira queda, na curva 4. Uma queda a três voltas do final, quando ia embalado para atacar o segundo lugar.

O piloto saiu de maca e foi transportado para o centro médico onde está em observação.

Valentino Rossi também não terminou, depois de ter abandonado a prova espanhola com problemas.