O piloto francês Sébastien Ogier (VW Polo-R) aumentou este sábado a liderança no Rali do México, terceira prova do Mundial de Ralis, ao fim das duas primeiras especiais (as especiais 12 e 13) do segundo dia de corrida.
Ao fim das duas primeiras especiais (num total combinado de 84 quilómetros cronometrados), o campeão do Mundo segue confortavelmente na frente, com 49 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa, o finlandês Jari-Matti Latvala, e 3.51 minutos face ao belga Thierry Neuville, em Hyundai.
"Não forcei. Apenas preciso de controlar a distância para o Jari-Matti e evitar cometer erros. Até ao momento, esta etapa está perfeita. Enfim, ainda falta muito até ao fim do rali", comentou o piloto francês.
Já o piloto finlandês recusou que a Volkswagen tenha dado ordens de equipa, preferindo salientar que a distância para Ogier já é quase inultrapassável.
"Não há estratégia de equipa, mas, de qualquer forma, não vou conseguir anular 50 segundos de atraso (...). O Sébastien está já demasiado longe. Este resultado é bom para a equipa e, a menos que haja um acidente, não há forma de alterar as posições", considerou Latvala.
Ogier, vencedor da prova no ano passado, já tinha arrancado bem o primeiro dia de rali, abrindo uma vantagem de 26 segundos para o norueguês Mads Ostberg (Citroën DS3) e de 42,5 segundos para Latvala.
Ostberg protagonizou uma das imagens deste segundo dia de rali. O norueguês bateu num morro na berma da estrada na especial 12 (Ibarrilla), partindo a suspensão traseira esquerda, e ainda tentou fazer uma reparação de emergência no final da especial.
Seguia-se um segmento de ligação e a classificativa especial 13, um enorme troço de 53 quilómetros, mas o Citroen de Ostberg estava demasiado danificado para continuar. A equipa adiantou que o piloto vai continuar no rali, mas largando apenas no terceiro dia, domingo.
A especial 13 (Otates) também "vitimou" Robert Kubica (Ford Fiesta RS) e Andreas Mikkelsen (VW Polo-R). Ambos os pilotos capotaram os carros, mas nenhum deles ficou ferido. Para o estreante polaco Robert Kubica foi o quarto acidente neste rali.
O rali do México prossegue hoje, com mais cinco especiais (da 14.ª à 18.ª).