O inglês Lewis Hamilton (Mercedes) alcançou hoje o primeiro lugar na grelha de partida para o Grande Prémio de Itália em Fórmula 1, alcançando a 69.ᵃ ´pole position´, ficando assim a deter o recorde isolado.

Na qualificação para a 13.ᵃ prova do circuito mundial de Fórmula 1, que começou com mais de duas horas de atraso devido à chuva, Hamilton realizou um tempo de 01.35,554 minutos, um segundo e 148 milésimas menos do que o holandês Max Verstappen (Red Bull), que conseguiu o segundo melhor tempo.

Daniel Ricciardo (Red Bull-TAG Heuer), foi quarto e realizou um tempo de 1.36,841. O canadiano Lance Stroll (Williams-Mercedes), com 1.37,002, fez o quinto melhor tempo. Mas Stroll vai aproveitar as penalizações dos dois pilotos da Red Bull para partir do 3.º lugar, batendo assim o recorde de Verstappen. O jovem da Williams-Mercedes é o mais novo de sempre a partir da primeira linha da grelha.

Lewis Hamilton, triplo campeão do mundo de Fórmula 1, é segundo na atual temporada da prova e partilhava o recorde de 'poles' com o alemão Michael Schumacher, que, com sete mundiais conquistados e 91 triunfos em grandes prémios, continua a ser o 'homem recorde' da Fórmula 1.

*Artigo corrigido e atualizado às 1734