O piloto Lewis Hamilton (Mercedes) vai partir do primeiro lugar da grelha para o Grande Prémio da Grã-Bretanha, 10.ª prova do Mundial de Fórmula 1, ficando a uma ‘pole position’ de igualar o recorde de Michael Schumacher.

O britânico rodou em 1.26,600 minutos, a uma média de 244,891 km/hora, para garantir a 67.ª ‘pole postion’ da sua carreira, a quinta no circuito de Silverstone.

O finlandês Kimmi Raikkönen sairá da segunda posição, depois de ter cronometrado 1.27,147, enquanto o alemão Sebastien Vettel (Ferrari), líder do Mundial, arrancará do terceiro lugar (1.27,356).

O holandês Max Verstappen (Red Bull) completa a segunda linha da grelha de partida (1.28,230), beneficiando da penalização de cinco lugares que foi imposta na sexta-feira ao finlandês Valtteri Bottas (Mercedes).

Na sequência da penalização, por uma mudança irregular da caixa de velocidades, Bottas, que venceu no último fim de semana o Grande Prémio da Áustria e é terceiro no Mundial, vai sair do nono lugar da grelha de partida, apesar de ter conseguido o quarto tempo (1.27,376).