O alemão Nico Rosberg (Mercedes), líder do mundial de Fórmula 1, depois de vencer as duas primeiras corridas, manteve hoje o seu domínio, ao obter a 'pole position' para o Grande Prémio da China, que decorre no domingo.

Rosberg, vice-campeão do mundo, foi o vencedor de uma qualificação marcada pelo regresso do modelo que vigorava nas últimas temporadas, depois de o novo sistema ter sido muito contestado pelas equipas nos dois primeiros grandes prémios, na Austrália e Bahrain.

O piloto alemão assegurou assim a 23.ª 'pole position', mas, apesar das duas vitórias nos grandes prémios anteriores, esta foi a primeira da temporada.

Já sabedor que teria de baixar cinco lugares na grelha de partida depois de ter mudado a caixa de velocidades do seu Mercedes, o inglês Lewis Hamilton, campeão do mundo em título, afinal vai arrancar do último lugar da grelha, depois de hoje ter sentido problemas de potência com o motor do seu carro.

Na segunda posição da grelha de partida sairá o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull), enquanto a segunda linha será ocupada pelos Ferrari do finlandês Kimi Raikonen e do alemão Sebastian Vettel.