O português Joaquim Rodrigues Jr. (Hero) terminou hoje na oitava posição a segunda parte da quarta especial do rali Rota da Seda, na Rússia, que serviu de etapa maratona.

Depois de ter visto o motor da sua mota inundar-se na travessia de um rio, no domingo, esta segunda-feira o piloto de Barcelos fechou a tirada a 7.26 minutos do vencedor, o australiano Daniel Sanders (Gás Gás).

"Hoje foi um dia muito melhor do que o da véspera. Estava um pouco preocupado depois de o motor se ter enchido de água, mas a mota aguentou-se muito bem e permitiu-me acabar a etapa sem problemas. Falta apenas um dia e vamos dar o nosso melhor", frisou Quim Rodrigues.

O luso-germânico Sebastian Bühler (Hero) foi quarto, a 2.10 minutos do vencedor.

Na classificação geral, Bühler é quinto classificado, a 8.45 minutos do líder, o austríaco Mathias Walkner (KTM), enquanto Quim Rodrigues é nono, a 1:19.05 horas.

Na terça-feira os pilotos enfrentam uma especial em redor de Gorno-Altaysk, com o mesmo percurso já efetuado na segunda etapa.

Recorde-se que a prova foi encurtada em quatro especiais previstas para a Mongólia devido aos efeitos da pandemia de covid-19 e da peste bubónica que assola aquela região da Ásia.