Este artigo tem mais de 11 anos
James Hunt venceu apenas um campeonato mundial de Fórmula 1, mas a rivalidade com Niki Lauda e a excentricidade dentro e fora dos circuitos foram suficientes para ficar na história da modalidade.
James Simon Wallis Hunt nasceu a 29 de agosto de 1947, em Belmont, no Reino Unido, e durante os anos em que competiu (1973-1979) ficou conhecido como "Hunt the Shunt".
James Hunt tem apenas um título de campeão de Fórmula 1, o de 1976 ao serviço da McLaren, tendo este sido suficiente para fazer parte da história da modalidade, muito devido à rivalidade com Niki Lauda e aos acontecimentos dessa temporada.
O acidente de Lauda em Nürburgring, que quase o deixou sem vida, "ajudou" o piloto inglês a erguer o troféu de campeão no Japão. Contudo, não se pode atribuir apenas ao infortúnio do austríaco a vitória de Hunt, que venceu seis provas naquele ano. É importante destacar ainda que, a meio da temporada, Hunt tinha apenas 26 pontos, contra os 52 de Lauda.
Apesar de ter sido menos mediático, o piloto inglês também travou vários duelos com o brasileiro Emerson Fittipaldi.
Em 1978, um ano antes de abandonar as corridas de Fórmula 1, foi James Hunt que retirou Ronnie Peterson do carro ainda em chamas, num acidente que acabaria por roubar a vida ao piloto sueco no Grande Prémio de Itália.
Após ter abandonado a sua carreira como piloto, Hunt passou a comentar para a televisão inglesa BBC as corridas de Fórmula 1, tendo falecido em 1993, aos 45 anos, vítima de um ataque cardíaco.
Uma celebração de James Hunt a fumar um cigarro, a beber uma cerveja, acompanhado de uma modelo no Grande Prémio dos Estados Unidos da América, a 2 de outubro de 1977, ficou retratado numa fotografia. E é assim que as pessoas se lembram de James Hunt.
Comentários