O finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen) lidera o Rali da Austrália após as oito especiais de sexta-feira, enquanto o francês Sébastien Ogier, seu companheiro de equipa, segue na rota do tricampeonato mundial, em terceiro lugar.

O espanhol Dani Sordo (Hyundai) foi o mais rápido nos três primeiros troços cronometrados do 10.º rali da temporada, nas imediações de Coffs Harbour, mas na quarta especial cedeu 11,2 segundos para o britânico Kris Meeke (Citroën), que tomou a dianteira da prova.

Seguiu-se o domínio da Volkswagen, com Latvala a impor-se nas quinta, sexta e sétima especiais e Ogier na última do dia, resultando na liderança do finlandês, com o acumulado de 1:15.29,1 horas, menos dois segundos do que Meeke e menos 4,6 do que o francês.

O norueguês Andreas Mikkelsen (Volkswagen) e Sordo seguem nos quarto e quinto lugares, a 12,9 e 15,9 segundos de Latvala, respetivamente.

Ogier, vencedor na Austrália em 2013 e 2014, tem controlado a prova, mantendo-se em posição de assegurar já este fim de semana, quando ficam a faltar três ralis, o seu terceiro título mundial consecutivo, bastando para isso sair da Austrália com 84 pontos de vantagem – atualmente tem 93.

Na primeira jornada do rali australiano registou-se o abandono do francês Stéphane Lefebvre (Citroën), após ter substituído à última hora o norueguês Mads Ostberg, que fraturou duas costelas durante o reconhecimento da prova.

No sábado, vão ser disputados 117,8 quilómetros nas quatro especiais, com duas passagens em cada um dos troços, em Nambuca (50,8 quilómetros) e Valla (7,94).