O britânico Lewis Hamilton conquistou este sábado a segunda "pole position" da temporada, ao conseguir o melhor tempo na qualificação para o Grande Prémio da Malásia, com o alemão Sebastian Vettel a intrometer-se entre os dois Mercedes.

Ao contrário do que aconteceu no Grande Prémio da Austrália, primeira prova do Mundial, e em grande parte da temporada passada, os dois carros da marca alemã não ocupam a primeira linha da grelha de partida, porque Vettel levou o seu Ferrari ao segundo melhor tempo em Sepang.

Assim, tal como em Melbourne, Hamilton vai sair do primeiro lugar para a segunda corrida da temporada, depois de ter conseguido um tempo de 1.49,834 minutos na terceira ronda da qualificação, disputada debaixo de chuva.

Vettel gastou apenas mais 74 centésimos do que Hamilton, deixando na terceira posição o outro Mercedes, pilotado pelo compatriota Nico Rosberg, que rodou em 1.50,299.

Atrás dos três homens da frente ficaram os dois Red Bull, com o australiano Daniel Ricciardo a ser o quarto mais rápido, em 1.51,541 minutos, e o russo Daniil Kvyat o quinto, em 1.51,951.

Surpresa acabou por ser o facto de o finlandês Kimi Raikonnen (Ferrari) não ter passado da segunda ronda de qualificação, partindo da 11.ª posição para a corrida de domingo.

Pior foi a prestação dos dois McLaren-Honda, que nem passaram da primeira fase, sendo que o britânico Jenson Button fez o 17.º tempo e o espanhol Fernando Alonso, que se estreia após o violento acidente nos testes de pré-epoca, o 18.º.

Os dois pilotos da McLaren-Honda podem mesmo largar dos dois últimos lugares, caso os Marussia não sejam "repescados", depois de não terem rodado em menos de 107 por cento do tempo do primeiro na primeira ronda.