O espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha), campeão do Mundo em 2010, venceu este domingo o Grande Prémio de Itália, nona prova do Mundial de motociclismo, e alargou a vantagem na classificação geral de MotoGP.

Depois de não ter conseguido vencer nenhuma das últimas duas corridas, Lorenzo regressou aos triunfos, numa corrida que liderou desde a segunda curva da primeira volta ao circuito de Mugello.

O piloto da Yamaha terminou a corrida com 5,233 segundos de avanço sobre o seu compatriota Dani Pedrosa (Honda) e 10,665 sobre o italiano Andrea Dovizioso (Yamaha).

O campeão do Mundo, o australiano Casey Stoner, complicou a luta pela revalidação do título, com uma saída de pista que lhe custou muitos lugares na classificação, acabando por terminar a corrida no oitavo posto.

Com nove provas disputadas, Lorenzo, que conquistou a 43.ª vitória da carreira, aumentou para 19 pontos o avanço sobre Pedrosa.

No Moto2, o italiano Andrea Iannone (Speed Up) quebrou o domínio espanhol em Mugello, ao vencer a prova com apenas 0,090 segundos de avanço sobre o espanhol Pol Espargaro (Kalex) e 0,897 sobre o suíço Thomas Luthi (Suter).

Com este triunfo, Iannone subiu ao terceiro posto do Mundial, com 129 postos, os mesmos que Espargaro e menos 34 do que o espanhol Marc Marquez (Suter Honda).

Na categoria mais baixa, Maverick Viñales (FTR Honda) venceu a corrida de Moto3, num “sprint” final a três, batendo por apenas 0,02 segundos o italiano Romano Fenati (FTR Honda) e por 0,071 o alemão Sandro Cortese (KTM).

No Mundial, Cortese segue na liderança, com 164 pontos, mais nove do que Viñales, enquanto o português Miguel Oliveira (Suter Honda), que desistiu, caiu um posto e é agora 13.º, com 39 pontos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.