O bicampeão mundial em título de MotoGP, o espanhol Marc Marquez, garantiu hoje a ‘pole position’ para o Grande Prémio da Grã-Bretanha, no domingo, ao ser o mais rápido na qualificação.

O piloto da Honda fez a melhor volta ao circuito de Silverstone, em 2.00,234 minutos, sendo seguido pelos seus compatriotas Jorge Lorenzo (Yamaha) e Dani Pedrosa (Honda), com 2.00,522 e 2.00,716, respetivamente.

Na liderança do Mundial, está Jorge Lorenzo, com 211 pontos, os mesmos do italiano Valentino Rossi (Yamaha), oito vezes campeão mundial, que partirá da quarta posição da grelha. Marquez é terceiro, com 159 pontos.

O Grande Prémio da Grã-Bretanha é a 12.ª de 18 etapas do campeonato do Mundo de motociclismo.

Em Moto2, o britânico Sam Lowes (Speed Up) garantiu o primeiro lugar, numa qualificação em que o líder mundial, o francês Johan Zarco (Kalex), e o campeão em título, o espanhol Tito Rabat (Kalex), foram terceiro e quarto, respetivamente.

Na categoria de menor cilindrada (Moto3), o português Miguel Oliveira (quarto na classificação mundial) vai sair do nono lugar, longe do espanhol Jorge Navarro (Honda), que estabeleceu o recorde da pista, com 2.12,440 minutos.

“Não foi um dia tão positivo quanto esperava, mas, no fim das contas, senti-me muito melhor com a mota. E também me sinto bem por ter rodado um segundo e meio mais rápido do que de manhã (nos treinos livres). Não era o lugar em que devíamos estar, mas também dependia muito da sorte que teríamos na escolha dos pneus”, afirmou o português.

O líder do campeonato, o britânico Danny Kent, sairá do terceiro lugar.