O piloto espanhol Marc Márquez (Honda) manifestou esta terça-feira o desejo de que os incidentes ocorridos no Grande Prémio da Malásia “fiquem para trás” para que todos “possam concentrar-se na corrida” de Valência, a último do Mundial de MotoGP.

“Foi uma semana difícil por tudo o que sucedeu na Malásia, mas tenho feito todo o possível para deixá-los para trás e concentrar-me nos treinos e na preparação da última corrida da temporada”, afirmou o piloto, numa nota de imprensa divulgada pela sua equipa.

O GP da Malásia, disputado a 25 de outubro, ficou marcado por um incidente entre Marc Márquez, campeão em título, e o italiano Valentino Rossi (Yahama).

Rossi foi penalizado por ter tocado com o pé na moto do espanhol, quando lutavam pelo terceiro lugar no Grande Prémio da Malásia, e vai partir do último lugar da grelha para o GP da Comunidade Valenciana.

Valentino Rossi e Marc Márquez já tinham tido uma acesa troca de palavras na conferência de imprensa da véspera da corrida, com o italiano a dizer após a prova que o espanhol estava a correr para lhe “criar problemas”.

O incidente entre os dois pilotos tem motivado várias reações sobretudo nas redes sociais, nas quais o piloto espanhol tem sido acusado de ter provocado o italiano.

Entretanto, o piloto italiano recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) da punição imposta pela Federação Internacional de Motociclismo, que o obrigará a arrancar do fim da grelha de partida na última corrida de MotoGP.

O clima de tensão que o incidente entre Valentino Rossi e Marc Márquez gerou nos bastidores levou a federação internacional (FIM) e a Dorna, empresa organizadora do campeonato, a cancelar a conferência de imprensa prévia ao Grande Prémio de Valência.