O piloto espanhol Marc Márquez (Honda) obteve hoje a sexta vitória consecutiva da temporada em MotoGP (em seis provas disputadas), ao vencer o Grande Prémio de Itália, igualando um recorde de 2002 do italiano Valentino Rossi.
Márquez, que no circuito de Mugello partiu da "pole-position" (também a sexta da temporada), foi surpreendido na largada pela velocidade da Ducati do italiano Andrea Iannone e pelo compatriota Jorge Lorenzo (Yamaha).
Rapidamente Lorenzo (bicampeão de MotoGP) ultrapassou Iannone, que ficou a servir de "tampão" a Marc Márquez, que apenas ascenderia à liderança na 17.ª volta.
Uma vez na dianteira da corrida, Márquez defendeu-se até aos metros finais dos ataques de Jorge Lorenzo, que no entanto não conseguiu ultrapassar o atual campeão do Mundo.
O italiano Valentino Rossi (Yamaha) terminou em terceiro, depois de ter largado da quarta linha da grelha.
Márquez ampliou a liderança do Mundial de pilotos, no qual segue com 150 pontos, mais 53 do que o italiano Valentino Rossi, e mais 54 do que o espanhol Dani Pedrosa (Honda), que terminou o GP de Itália na quarta posição.
Em Moto2 (segunda categoria do Campeonato do Mundo), o espanhol Esteve Rabat (Kalex) ganhou a prova italiana, à frente do compatriota Luis Salom (Kalex) e do alemão Jonas Folger (Kalex).
Na categoria mais baixa, Moto3, o português Miguel Oliveira (Mahindra Racing) terminou no quarto lugar o Grande Premio de Itália, igualando o seu melhor resultado da época (conseguido no GP inaugural, no Qatar).
Miguel Oliveira ficou a 0,121 segundos do vencedor, o italiano Romano Fenati (KTM).
O pódio foi preenchido por outro espanhol, Alex Rins (Honda), que gastou mais 0,011 segundos que Fenati.
A próxima corrida do Mundial de MotoGP, o GP da Catalunha, realiza-se a 15 de junho, no circuito de Barcelona.