O holandês Michael van der Mark vai substituir o italiano Valentino Rossi, que recupera de fratura na tíbia e perónio da perna direita, no Grande Prémio de Aragão, a 24 de setembro, anunciou hoje a Yamaha.

Esta vai ser a primeira prova do holandês de 24 anos na categoria rainha do motociclismo de velocidade, depois de a formação japonesa ter abdicado de substituir Rossi no Grande Prémio de San Marino, no passado domingo.

Van der Marck disputou sete corridas na categoria de 125cc em 2010 e um em Moto2 em 2011, assim como outras sete provas no circuito de Alcañiz, noutras disciplinas de motociclismo de velocidade.

A Yamaha afirmou que Rossi apresentou “enormes progressos no processo de recuperação”, admitindo “não ser expectável que volte à competição antes do Grande Prémio do Japão, que vai ser disputado entre 13 e 15 de outubro”.

O sete vezes campeão mundial de motociclismo sofreu um acidente com uma moto de enduro durante um treino e foi operado em 01 de setembro a uma fratura na tíbia e perónio da perna direita.

Após 13 provas, Rossi, de 38 anos, ocupa o quarto lugar do mundial de pilotos, com 157 pontos, menos 42 do que o espanhol Marc Marquéz (Honda) e do que o compatriota Andrea Dovizioso (Ducati), que lideram, e menos 26 do que o seu companheiro de equipa Maverick Viñales, terceiro.