O português Miguel Oliveira (KTM) qualificou-se hoje na 17.ª posição para o Grande Prémio da Holanda de MotoGP, nona prova do Mundial de motociclismo de velocidade, batendo a KTM oficial do francês Johann Zarco.

O piloto natural de Almada estabeleceu a sua melhor volta em 1.33,706 minutos e vai partir, no domingo, em Assen, da sexta linha da grelha, entre o checo Karel Abraham (Ducati) e Zarco.

Oliveira foi o sétimo mais rápido entre os 11 pilotos que participaram na primeira parte da qualificação, a Q1, que apurou os espanhóis Alex Rins (Suzuki) e Pol Espargaró (KTM) para a Q2, que reuniu os 12 mais rápidos do dia nesta oitava prova da temporada.

O estreante francês Fabio Quartararo (Yamaha Petronas) conquistou a terceira ‘pole position' da temporada, segunda consecutiva, batendo o espanhol Maverick Viñales (Yamaha) por 140 milésimos de segundo.

O registo de 1.32,017 constitui mesmo um novo recorde ao traçado holandês.

Alex Rins, que precisou de ir à Q1, foi o terceiro mais rápido, a 441 milésimos do francês.

Pela primeira vez esta temporada nas oito qualificações realizadas, o espanhol Marc Márquez (Honda) ficou fora da primeira linha. O campeão em título parte do quarto lugar, tendo ficado a 714 milésimos do mais rápido.

Após sete corridas disputadas, Miguel Oliveira é 17.º classificado no Mundial, com 12 pontos.