O Grande Prémio de Portugal de MotoGP, que se disputa em Portimão de sexta-feira a domingo, marca a estreia de painéis de sinalização luminosos de alta tecnologia, anunciou hoje a promotora do Campeonato do Mundo, a Dorna Sports.

A empresa espanhola chegou a acordo com a EM Motorsport, que irá fornecer 22 painéis de bandeiras digitais, em substituição das tradicionais bandeirinhas, que agitam bandeiras amarelas (perigo), vermelhas (sessão interrompida) ou azuis (o piloto atrasado deve deixar passar).

A partir de 2022, será obrigatório a instalação destes painéis em todos os circuitos que acolham corridas de MotoGP, de acordo com uma diretiva conjunta da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), presidida pelo português Jorge Viegas, e da FIA (Federação Internacional do Automóvel).

O objetivo destes painéis é aumentar a visibilidade e a informação sobre as condições da pista para todos os competidores, de forma a aumentar a segurança na sequência de qualquer incidente que possa ocorrer.

Estes painéis, que farão a estreia no GP de Portugal de forma a que tanto organizadores como pilotos se habituem à nova tecnologia, proporcionam "uma excelente visibilidade a altas velocidades e em todas as condições meteorológicas", diz a Dorna, tendo uma luminosidade de 64.000 lúmenes por metro quadrado.

Ao longo desta época, utilizar-se-á uma combinação de painéis T1 e T2. Os primeiros serão colocados nas escapatórias e nas retas rápidas e os T2 serão colocados no resto do circuito.

Estes serão controlados por um comissário de pista para as situações de bandeiras amarelas.

A 16.ª edição do GP de Portugal de Motociclismo decorre no Autódromo Internacional do Algarve de sexta-feira a domingo e conta com a participação do português Miguel Oliveira (KTM) na categoria rainha do Mundial de Velocidade, a MotoGP.

Esta será a terceira prova de uma temporada com 19 corridas confirmadas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.