O alemão Nico Rosberg (Mercedes) vai partir no omingo da "pole-position" para o Grande Prémio do Brasil de fórmula 1, 18.ª e penúltima corrida da temporada, com o britânico Lewis Hamilton no segundo lugar da grelha.

Rosberg averbou a sua 10.ª "pole-position" da época (14.ª em toda a carreira), mas apenas conseguiu bater o seu companheiro de equipa e líder do Mundial de pilotos, Lewis Hamilton, por 33 milésimos de segundo.

"Foi um trabalho bem feito, mas apenas [valerá alguma coisa] se isso me der um bom resultado na corrida de amanhã [domingo]", disse Rosberg, após a sessão de qualificação no circuito de Interlagos (em São Paulo).

Já Hamilton lamentou ter perdido algum tempo na curva 10, o que o terá impedido de superar o companheiro de equipa.

A ilustrar o domínio dos motores Mercedes na temporada 2014, a segunda linha da grelha de partida será ocupada pelos Williams-Mercedes do brasileiro Felipe Massa e do finlandês Valtteri Bottas.

"Não consegui retirar o máximo do meu carro, mas, mesmo assim, estou contente e muito emocionado", afirmou Massa, um "filho da terra", já que que nasceu em São Paulo há 33 anos.

O "paulista" foi saudado com uma ovação do público quando conseguiu o terceiro melhor tempo da sessão.

Nas contas do campeonato, Hamilton tem 316 pontos, mais 24 do que Rosberg. Ainda assim, o britânico não poderá sagrar-se campeão do mundo já neste domingo, uma vez que a última corrida do campeonato, o Grande Prémio do Abu Dhabi, a 23 de novembro, conta a dobrar (valendo, portanto, 50 pontos ao vencedor).

A qualificação de hoje também deixa a Mercedes mais perto de igualar um recorde: é a 11.ª vez esta época que a equipa alemã (que recebeu a alcunha de "Flechas de Prata") ocupa as duas posições da primeira linha, ficando assim a uma de igualar uma marca detida ex-aequo pela McLaren (anos 80) e pela Williams (anos 90).